terça-feira, 3 de abril de 2012

Esclarecendo o projeto

  O chamado projeto laboratório da imaginação, nasceu das ideias dos professores Hugo Monteiro (graduado em História e pós graduado em Filosofia)[eu] e Fontinelle Paulo (graduado em Pedagogia e pós graduado em Filosofia), ao nos conhecermos no curso de pós graduação; ambos já tínhamos uma vasta experiência com os jogos de RPG fora da sala de aula e um desejo de longa data de encontrar formas práticas de aplica-lo na educação. Ao longo do ano de 2010 foram trocadas muitas ideias a respeito de referências bibliográficas e aplicações já bem sucedidas do RPG em sala de aula, mas pela pouca experiência e contato com turmas de  ensino regular nada pode ser feito além de amadurecer as ideias no plano teórico.

  Em 2011 partimos para um aprofundamento do projeto, nos reunimos regularmente para acertar metodologias e estratégias para nossa primeira aplicação do projeto em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual (Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, em Barra Mansa/RJ). Criamos um sistema básico de regras e uma aventura que se adequasse ao currículo mínimo que estava sendo ensinado ao alunos. A aventura aconteceria na Mesopotâmia Antiga e cada grupo, totalizando 7, seria responsável pelo controle de um personagem que encarnaria características específicas de algum grupo social (nobre, sacerdote, escravo, etc...). Nosso primeiro trabalho teve uma boa recepção por parte dos alunos e bons resultados, foi muito gratificante ver tanto envolvimento ativo e empolgação dos alunos em algo que era extremamente didático e tinha como fim primeiro (mas não único) reforçar conhecimentos da disciplina História.

  Com o sucesso de nossa primeira aplicação continuamos a tocar o projeto em 2012 e aprofundando ainda mais nossos objetivos a alcances: construímos um novo sistema de regras junto com um manual para ser entregue aos alunos, descrevemos o projeto mais formalmente em algumas laudas e ampliamos o campo de aplicação: atualmente o Laboratório da imaginação visa 3 turmas do 6º ano do ensino fundamental (2 no Colégio Barão de Aiuruoca e uma na Escola Municipal Paulo VI, em Volta Redonda) e uma futura aplicação
em uma escola da rede municipal de Itatiaia, com orientação a professores de diversas disciplinas.

O que este blog visa é a exposição e compartilhamento de nossas ideias e progressos com o uso do RPG em sala de aula. Será atualizado regularmente com fotos e descrições de aplicações para todos que se interessarem em descobrir um caminho pedagógico pouco conhecido mas enorme em possibilidades.

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